segunda-feira, 21 de abril de 2008

Lights and Music


Querem jogar uma música?
Sim, perceberam bem. O verbo está correcto: "jogar".
Chama-se AudioSurf e é um dos jogos que mais me fascinaram nos últimos dois anos. Antes de mais, tem uma grande vantagem: podem escolher qualquer música que tenham no vosso PC. Sim, qualquer uma. Depois, o programa adapta a pista de jogo à música, qualquer que ela seja.
A premissa é muito simples e traz à memória algo tão rudimentar como o Tetris e qualquer jogo de Match3. Controlamos uma nave que tem de juntar blocos da mesma cor: as cores mais frias (roxo e azul) dão menos pontos que as cores quentes (amarelo e vermelho). Ao mesmo tempo, convém evitar os blocos cinzentos (que bloqueiam o tabuleiro) e que as colunas de blocos fiquem totalmente preenchidas (senão, somos penalizados).
Mas a grande maravilha deste jogo é o que ele consegue fazer, visualmente, às músicas que escolhemos. A pista onde a nave circula saltita ao ritmo das batidas e a velocidade aumenta ou diminui consoante a música. Se jogar ao som de Madonna é minimamente acessível, o mesmo não se pode dizer de uns LCD Soundsystem ou de uns Digitalism. Nesses, a velocidade e o psicadelismo atingem níveis extasiantes.
E embora com o tempo haja o risco de se cair um pouco na rotina, isso é colmatado pela curiosidade de experimentar como será jogar esta ou aquela música. Duran Duran, versão Timbaland? Preparem-se para muitos saltos e curvas sinuosas. Hot Chip? Explosões de cores e velocidades transloucadas. Rufus Wainwright? Mais calmo, mas igualmente desafiante... As possibilidades são infinitas. Como ficarão uns Pearl Jam aqui? E uns Muse? Hercules & Love Affair? Slipknot...?!
As possibilidades elevadas ao infinito!
A prova de que às vezes os conceitos mais simples são os que melhor funcionam. Pelo menos os que são bem executados. Para todos os que apreciam um jogo mais casual, recomenda-se.

4 comentários:

FMS disse...

Premissa. Emenda lá e depois apaga o meu comment.

Crumblenaut disse...

Fico contente por agora o Blogger ter correcção automática... já fazia falta!

Correcção efectuada.

Monsieur Le Marquis disse...

É o sistema BBO - Big Brother Ortográfico.

Crumblenaut disse...

Lol... Big Brother is watching... hum... Me?