sábado, 30 de agosto de 2008

McWhat?!


MacNalgas is an art collective based in Berlin, Chicago, Mexico City, Oaxaca, San Miguel De Allende and Valle de Bravo. This is their first compilation featuring many experimental sounds from musicians like Barking Cheezus, Marc Kalchon and The Ruth Handler.
Pior do que isso, só mesmo o produtor de música Nick Chacona...

Ambição Sem Limites

Hoje em dia é pouco provável que alguém minimamente informado ainda não tenha ouvido falar no jogo "The Sims". Um simulador da vida quotidiana, com um conceito tão simples e básico que alcançou uma popularidade tremenda e é, actualmente, o jogo mais vendido de sempre. Já aqui falei da terceira incursão, que chegará às lojas lá para início do próximo ano, ainda mais complexa e ambiciosa.
Mas isso agora não interessa nada. Interessa, isso sim, falar da nova produção de Will Wright, a mente visionária por detrás da criação de "The Sims": chama-se "Spore" e é a ambição em forma de jogo.
É que, ao contrário da simulação da vida quotidiana de todos nós, "Spore" propõe-nos nada mais nada menos do que a simulação da vida, ponto final. Desde o seu aparecimento sob a forma de pequenas células até à conquista espacial. E o mais interessante é que nós podemos controlar e decidir TUDO.
O jogo adopta a teoria da panspermia, ou seja, que a vida na Terra surgiu devido à queda de um meteorito que trazia consigo as "sementes" da existência. Depois, entramos no jogo propriamente dito, que se divide em 5 fases.
Na primeira - fase celular - decidimos se queremos que o nosso bichinho seja carnívoro ou herbívoro. Depois é só comer células e ir crescendo (em traços muito gerais).
Na fase de criatura entramos em contacto com o fabuloso editor que a Maxis criou. Podemos criar a nossa criatura como bem entendermos. Querem uma criatura com 10 pernas? Ok, ela vai ser muito rápida. Querem que a vossa criatura seja uma cabeça saltitona com 200 olhos? E porque não? E que tal uma com os olhos no rabo e a boca nas costas, duas asas na testa, dois braços a penderem-lhe da barriga, uma carapaça a revestir o dorso e duas tetas a pender-lhe do local onde deveriam estar as pernas? Sim, também é possível. Aqui não há (muitos) limites. Depois faz-se o que as criaturas selvagens fazem: caça-se, ruge-se (ou silva-se, ou muge-se, ou brada-se, ou berra-se ou lá o que quiserem), evita-se ser comido, acasala-se.
A fase seguinte é a tribal: o cérebro da nossa criatura está mais desenvolvido e chega a altura de passarmos a controlar comunidades. Surgem os primeiros instrumentos, batalhas, profissões e desenvolve-se a linguagem à medida que se contacta com outras comunidades (criadas pelo jogo ou por outros jogadores).
Na fase de civilização a nossa tribo passa a cidade moderna e o objectivo é... dominar o mundo! Muahahaha! É possível criar casas, carros, barcos, aviões, aeronaves a nosso bel-prazer. Podemos conquistar outras civilizações pela guerra, pela economia ou pela religião. A tecnologia evolui a olhos vistos e prepara-se para a fase final. Surge o editor de OVNIS.
A última fase é a espacial. O nosso pequeno planeta já não é suficiente (ou foi dramaticamente destruido pela nossa poluição) e o universo revela-se como o próximo objectivo. Podemos até alterar os planetas que pretendemos colonizar. Podemos raptar seres de outros mundos ou até colocar monólitos (uma piscadela de olho a 2001 - A Space Odyssey) para estimular o desenvolvimento de vida inteligente. Quando obtemos a possibilidade de fazer viagens inter-estelares, passamos a ter à nossa disposição os cerca de 500 mil mundos que povoam a nossa galáxia (onde também é possível ver nébulas, supernovas, buracos negros, etc).
Chega a ser assustador, tanta liberdade e tantas possibilidades. Mas é incrivelmente simples e intuitivo, tal como "The Sims" já era.
Este é, sem sombra de dúvidas, o jogo mais ambicioso de sempre. E é uma aposta ganha. Resta saber se irá destronar "The Sims".
PS: A banda sonora é composta por Brian Eno, um dos mestres da música ambiente.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Foje Foje Bandido

Para quem gosta mesmo do mui talentoso e multifacetado Manel Cruz (ex Ornatos Violeta e Pluto) tem de confirmar aqui o seu novo projecto. Ao todo são três cd's, albergados em capa dura. Pode ser encomendado aqui.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008